Cotidiano

QUESTÕES INTERESSANTES DA HIDROSTÁTICA NO COTIDIANO


Como um submarino consegue subir,descer ou mesmo permanecer parado ? 





     Estando o submarino totalmente mergulhado na água, o volume de água deslocado pelo seu casco não se altera. Com isso, o empuxo da água sobre o submarino é constante.Com os reservatórios de água totalmente cheios, o peso do submarino torna-se maior do que o empuxo e o submarino
afunda. Acionadas as bombas hidráulicas dos reservatórios, pode-se retirar água dos mesmos, até que o peso torna-se igual ao empuxo,ficando a o submarino em equilíbrio. Com uma maior retirada de água dos reservatórios, o peso torna-se menor que o empuxo e o submarino sobe. À medida que o submarino vai saindo da água, diminui o peso da água deslocado pelo seu casco, fazendo o empuxo diminuir. Assim que o empuxo se iguala ao peso do submarino, ele se equilibra e estaciona, parcialmente submerso na água.

Como funciona o sistema de freios dos automóveis ?

   Quando o motorista pisa no pedal do freio, provoca uma pressão que atua sobre um compartimento com óleo. A pressão se transmite por todo o óleo, inclusive dentro de um sistema de tubos que vai agir sobre as rodas do carro, travando-as. Faltando óleo no sistema de freios, o carro não pára, por isso, é importante a verificação do nível de óleo dos automóveis.

Quando tomamos um refrigerante com canudinho, o líquido sobe por ele. Como isso funciona?

   Quando se puxa com a boca o ar de um canudinho, a pressão diminui no interior do canudo, pois o ar que permanece se espalha e isso faz com que a pressão dentro do canudo fique menor. Então como a pressão atmosférica no líquido não se modificou, ela empurra o líquido para dentro do
canudo.

Como é possível que o nosso corpo não seja amassado pela pressão atmosférica, já que ela é tão grande ?  

Porque o ar penetra no pulmão e faz pressão de dentro para fora igual à pressão de fora para dentro.

Por que motivo é melhor fazermos dois furos nas latas de óleo ou de azeite ? 

Porque o ar entra por um dos furos e pressiona o líquido para que saia através do outro furo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário